quarta-feira, janeiro 31, 2007

Somos tão pequenos diante da imensidão do infinito...

Essa torre fica no Sítio Experimental do Programa LBA*, localizado no Km 34 de um ramal que começa no km 50 da BR-174 (Manaus/AM -Boa Vista/RR). Ela tem 53 metros de altura (com um duplo clique é possível ver a foto no tamanho original) e quem se aventura a subir até o topo, onde estão os equipamentos para a medição dos parâmetros climáticos acima e no interior da mata, tem uma das mais belas vistas da floresta amazônica, esse imenso tapete verde que nos deixa ainda mais miúdos.
Pois é, eu me aventurei. A subida é tranqüila, não precisamos olhar para baixo. Agora, a descida, aí sim vem o sufoco. O friozinho no estômago é inevitável. Mas eu venci o medo. Na foto, a prova da coragem (ou da "insanidade"?). Esse sorriso simboliza, na verdade, o meu nervosismo. Tive um acesso de riso quando me dei conta de onde estava.
Falando sério, a floresta é, sem dúvida, uma fonte de inspiração para a vida. Ainda vou escrever algo sobre isso, aguardem.

* O Programa LBA (Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia - ou Large Scale Biosphere-Atmosphere Experiment in Amazonia) é uma iniciativa internacional de pesquisa liderada pelo Brasil. Planejado para gerar novos conhecimentos sobre os ecossistemas amazônicos, o programa possui 14 torres espalhadas na Amazônia brasileira e os resultados de suas pesquisas têm sido fundamentais para a compreensão de questões cruciais, entre elas, as mudanças climáticas globais.