sábado, fevereiro 03, 2007

"Perdida de amor, de talento e de loucura"

A cidade: Paris. O cenário: Quai de Bourbon 19, a casa onde morou Camille Claudel. Na fachada, a placa com a perturbadora frase "Il y a toujours quelque chose d'absent qui me tourmente", escrita para Rodin, em 1886. De lá, Camille saiu direto para o hospício, onde permaneceu até sua morte. "Perdida de amor, de talento e de loucura", escreveu Caio F.

Recentemente, revi o filme sobre a vida de Camille Claudel, com Isabelle Adjani (Camille) e Gérard Depardieu (Rodin). É de arrepiar o momento em que Camille, triste e abatida, fala para Rodin da ausência que lhe atormenta (no filme, a frase aparece em conversa e não em carta). As cenas em que Paul Claudel cita Victor Hugo também são memoráveis. Vale a pena conferir: Camille Claudel (França, 1988 - California Filmes). É o que sugiro para o final de semana.